domingo, 25 de setembro de 2011

Quando eu for para a Espanha


“Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia”. (Romanos 15:24)
Quem não gosta de fazer planos? É através deles que nossos sonhos se materializam e por meio deles conseguimos concretizar as metas que planejamos sejam em todas as esferas de nossas vidas (financeira, sentimental, profissional, etc.).
Entretanto, vemos no capítulo 15 de Romanos o Apóstolo Paulo, ou simplesmente São Paulo, como muitos o conhecem, fazendo planos para ir evangelizar a Espanha.
Paulo era conhecido como o apóstolo fora de época. Escritores o chamam de apóstolo temporão. Ele teve o seu encontro com Jesus, a caminho de Damasco, quando intentava contra a vida dos cristãos. Após sua conversão, a Igreja se projetou para além dos limites de Israel, cumprindo o “Ide” de Jesus aos gentios. Paulo já havia feito algumas viagens missionárias, onde havia sofrido toda a sorte de prisões, castigos e pelejas pela fé que propagava.



Mas, agora, escrevendo aos cristãos em Roma, ele externa a todos o seu intento de levar a Palavra de Deus à Espanha. Era seu desejo levar a mensagem ao país, mas sabemos que ele não chegou lá; muito pelo contrário, foi lançado à prisão em Roma, onde permaneceu até sua morte.  
Lendo uma passagem dessas, fico imaginando: existe tarefa mais nobre do que levar a Palavra de Deus a toda a criatura? A motivação de Paulo não era correta? Paulo tinha esse desejo e esse desejo era bom; mas Deus tinha outros planos.
Na prisão em Roma e sem nenhuma perspectiva quanto à sua soltura, em vez de se lamentar e posteriormente murmurar, Paulo, sob inspiração do Espírito Santo, resolve escrever algumas epístolas (cartas) para as Igrejas ao qual estabelecera. Na epístola do Filipenses, Paulo falara sob a alegria de viver com Cristo; aos Colossenses, a supremacia de Cristo; aos Efésios, Cristo e Sua Igreja e ao cristão Filemon, sob a o perdão e a misericórdia que deve existir entre os cristãos.
Talvez você já esteve como um rojão rumo a Espanha, ou da Faculdade, ou do casamento, ou da promoção no trabalho, etc. Então ao invés da alegria de vencer o vestibular, veio a decepção da reprovação, ao invés do casamento, o divórcio, ao invés da promoção, o desemprego. De repente os sonhos se transformaram em pesadelo, mesmo sabendo que o seu intento, era glorificar a Deus através de suas conquistas.
O segredo de tudo, por mais difícil que seja, é saber trabalhar essas frustrações. Paulo não chegou à Espanha, Mas através dessas cartas (Filipenses, Colossenses, Efésios e Filemon) ele chegou a alcançar muito mais gente, inclusive eu e você. Não temos uma epístola de Paulo ao Espanhóis, mas temos quatro cartas de Paulo para toda a humanidade ao longo dos séculos.
Sua situação pode não ser a que você planejou, mas lembre-se que Deus tem os seus planos e continua e sempre continuará do seu lado, afinal diz a palavra dEle através do Profeta Isaías: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR”. (Isaías 55:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário